Conhecimento em contexto 

O IV Encontro Internacional de Terapias Comportamentais Contextuais e Psiquiatria é um congresso anual de saúde mental, promovido pelo Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba, com o objetivo de divulgar o conhecimento da análise comportamental clínica aplicada aos mais diversos transtornos e problemas de comportamento. O Encontro Internacional vai disponibilizar as gravações por 7 dias, para que você não perca nenhuma apresentação, podendo assistir depois com todo o conforto. 

Paulo Abreu e Juliana Abreu 
Presidentes do IV Congresso

PSICOTERAPIA ANALÍTICA FUNCIONAL (FAP)


A FAP utiliza a relação terapêutica como meio primário para modificar os comportamentos clinicamente relevantes do cliente.

O entendimento central da FAP pontua que o cliente se comporta em relação ao terapeuta semelhantemente ao modo como se comporta com outras pessoas significativas em sua vida.

A FAP definiu como classe-problema o repertório interpessoal inadequado de relacionamento do indivíduo. De acordo com essa racional, o cliente emitiria em sessão comportamentos-problema funcionalmente equivalentes aos comportamentos observados na sua vida cotidiana.

Assim comportamentos como agressividade com o terapeuta teriam um paralelo funcional com a agressividade orientada a outras pessoas do círculo de relacionamentos do cliente. Logo, mudanças de comportamento em sessão teriam grande probabilidade de ser generalizadas para outras situações sociais.


Para ir mais longe:
Kohlenberg, R. J., & Tsai, M. (1991). Functional analytic psychotherapy: Creating intense and curative therapeutic relationships. New York: Plenum.

 

LANÇAMENTO DO "TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS: TERAPIAS BASEADAS EM EVINDÊNCIAS"

Organizado pelos doutores Paulo Abreu e Juliana Abreu, o livro repetidamente vem sendo o mais vendido em rankings da Amazon.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO DESENVOLVIMENTO DAS TERAPIAS

  

  •  
  •      

Desenvolvido por Paulo Abreu