Curitiba será a capital latina 

O EITCCP é um congresso anual de saúde mental, promovido pelo Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba. O II EITCCP, a ser realizado nesse ano de 2019, será uma continuidade do primeiro encontro ocorrido em Curitiba. Na edição do ano passado, mais do que receber conferencistas convidados do Brasil, Paraguai e Argentina, contamos também com as inscrições de participantes das mais diversas capitais! Belém, Maceió, Salvador, Goiânia, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, além de várias cidades do interior. E para a nossa surpresa, tivemos também participantes internacionais, vindos do Paraguai, de Assunção e Cidade de Leste.

A expectativa para essa segunda edição é realizar um encontro de maior dimensão, com maciça participação dos congressistas vindos das mais diversas cidades, apaixonados como nós pela Análise Comportamental Clínica. 

Paulo Abreu e Juliana Abreu
Presidentes do II Congresso

O CONGRESSO EVOLUIU 

O Encontro de Terapias Comportamentais Contextuais e Psiquiatria (ETCCP) é uma ampliação, e ao mesmo tempo aprimoramento, das Jornadas de Análise Aplicada do Comportamento (JAACs), promovidas pelo Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC).

Nas três edições das JAACs, entre 2015 e 2017, foram abordados temas interdisciplinares entre a análise do comportamento e a psiquiatria. Por que dessa preocupação? O trabalho na clínica oferece desafios cada vez maiores, pois muitos casos são complexos, oferecendo inúmeros desafios ao profissional de saúde mental.

O Encontro de Terapias Contextuais foi pensado pela necessidade da criação de um congresso exclusivo, direcionado aos desafios, para clínicos preocupados com a aplicação conjunta das melhores abordagens baseadas em evidências científicas.

Terapias comportamentais e farmacologia continuam a ser os tratamentos com maior número de evidências, e a sua associação tem sido apontada como sendo a terapêutica mais efetiva. Interdisciplinaridade, ao nosso ver, envolve profundo intercâmbio de conhecimentos, e ética com os nossos clientes. 

Desde a sua criação, as Jornadas de Análise Aplicada do Comportamento têm trazido profissionais de enorme prestígio. Destacam-se Paulo Abreu e Juliana Abreu, doutor e mestre em psicologia experimental pela USP, coordenadores do IACC. Destacamos também a participação da doutora Martha Hübner (USP), presente na primeira edição. Martha era então presidente da Association for Behavior Analysis International (ABAI), maior associação científica internacional na área.

Trouxemos naqueles anos também profissionais pesquisadores do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) - a maior instituição de saúde mental da América Latina! Citamos os nomes dos doutores Felipe Corchs, Francisco Lotufo Neto, Álvaro Araújo, Tito Neto, Cristiane Gerbara, Carolina Corchs, Mariangela Savoia e Leonardo Sampaio. Guilherme Derenusson, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da USP Ribeirão, também marcou presença em nosso evento de 2017. 

E do Paraná, tivemos os doutores (as) Analu Costa, Alisson Lepienski, Antoniela Silva, Cloves Amorim, Taty Porto, Sulliane Freitas, Priscila Batista, Tatiany Aoki, Thaise Löhr, Ana Batista e Saint Clair Bahls, compondo o melhor time de profissionais de saúde mental do estado. 

Visite -http://jornadaaplicada.com.br/

TERAPIAS COMPORTAMENTAIS CONTEXTUAIS

As terapias comportamentais contextuais são propostas de tratamento baseadas em evidências

A influência da nossa história no desenvolvimento da clínica

Profissionais renomados de diferentes países, todos reunidos em Curitiba!

  

  •  
  •  

  

  •     

Desenvolvido por Paulo Abreu