Curitiba lhe espera 

O ETCCP é um congresso anual de saúde mental, promovido pelo Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba, com o objetivo de divulgar o conhecimento da análise comportamental clínica aplicada aos mais diversos transtornos e problemas de comportamento. 

Paulo Abreu e Juliana Abreu
Presidentes do Congresso

  • Integração

    O encontro é uma continuidade das JAACs-IACC, em que foram abordados temas interdisciplinares entre a análise do comportamento e a psiquiatria. Por…

  • terapias comportamentais

    Os protocolos de terceira geração de terapias comportamentais (também conhecidas como terapias de terceira onda e/ou terapias comportamentais contextuais) trouxeram…

  • Networking

    O evento focará seus esforços na criação de modalidades de apresentação que proporcionem profícua aprendizagem para os congressistas.  Sempre reservamos os…

Os protocolos de terceira geração de terapias comportamentais (também conhecidas como terapias de terceira onda e/ou terapias comportamentais contextuais) trouxeram inquestionável avanço na aplicação.

Algumas características comuns permitem classificá-los dessa forma visto que partilham entre si características marcantes, como a similaridade de embasamento filosófico e o forte emprego dos princípios até então evidenciados, e sistematizados, pela ciência da análise experimental do comportamento.

Assim, nas filosofias de base, observam-se os mesmos recortes de análise do fenômeno psicológico, mais especificamente, as relações funcionais entre comportamento e ambiente.

Somam-se a essas filosofias, a adoção dos princípios do comportamento operante e respondente na explicação do comportamento problema. Steven Hayes (2004) descreve a terceira onda:

“Baseada em uma abordagem empírica, focada em princípios, a terceira onda de terapia comportamental e cognitiva é particularmente sensível ao contexto e função dos fenômenos psicológicos, e não somente a sua forma, e assim tende a enfatizar as estratégias contextuais e experimentais de mudança em adição às estratégias mais diretas e didáticas. Estes tratamentos procuram antes construir repertórios mais amplos, flexíveis e efetivos, no lugar de uma abordagem para problemas estritamente definidos, e assim eles enfatizam a relevância das questões examinadas para os clínicos, bem como para os clientes. A terceira onda reformula e sintetiza as gerações comportamentais e cognitivas prévias e as estendem para além de questões, assuntos, e domínios previamente abordados pelas outras tradições, na esperança de avançar os entendimentos e resultados" (p. 658).

Dentre as terapias comportamentais de terceira onda que alcançaram renome, podem ser citadas a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), a Terapia Comportamental Dialética (DBT), a Ativação Comportamental (BA) e a Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT). 

TERAPIAS COMPORTAMENTAIS CONTEXTUAIS

As terapias comportamentais contextuais são propostas de tratamento baseadas em evidências

Terapia comportamental construindo vidas que valem a pena serem vividas!

Você vai assistir as conferências únicas com os melhores profissionais de saúde mental.

  

  •  
  •   
  •  

  

  •  

 

  •  

   

Desenvolvido por Paulo Abreu