Curitiba será a capital latina 

O EITCCP é um congresso anual de saúde mental, promovido pelo Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba. O II EITCCP, a ser realizado nesse ano de 2019, será uma continuidade do primeiro encontro ocorrido em Curitiba. Na edição do ano passado, mais do que receber conferencistas convidados do Brasil, Paraguai e Argentina, contamos também com as inscrições de participantes das mais diversas capitais! Belém, Maceió, Salvador, Goiânia, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, além de várias cidades do interior. E para a nossa surpresa, tivemos também participantes internacionais, vindos do Paraguai, de Assunção e Cidade de Leste.

A expectativa para essa segunda edição é realizar um encontro de maior dimensão, com maciça participação dos congressistas vindos das mais diversas cidades, apaixonados como nós pela Análise Comportamental Clínica. 

Paulo Abreu e Juliana Abreu
Presidentes do II Congresso

PSICOTERAPIA ANALÍTICA FUNCIONAL (FAP)


A FAP utiliza a relação terapêutica como meio primário para modificar os comportamentos clinicamente relevantes do cliente.

O entendimento central da FAP pontua que o cliente se comporta em relação ao terapeuta semelhantemente ao modo como se comporta com outras pessoas significativas em sua vida.

A FAP definiu como classe-problema o repertório interpessoal inadequado de relacionamento do indivíduo. De acordo com essa racional, o cliente emitiria em sessão comportamentos-problema funcionalmente equivalentes aos comportamentos observados na sua vida cotidiana.

Assim comportamentos como agressividade com o terapeuta teriam um paralelo funcional com a agressividade orientada a outras pessoas do círculo de relacionamentos do cliente. Logo, mudanças de comportamento em sessão teriam grande probabilidade de ser generalizadas para outras situações sociais.


Para ir mais longe:
Kohlenberg, R. J., & Tsai, M. (1991). Functional analytic psychotherapy: Creating intense and curative therapeutic relationships. New York: Plenum.

TERAPIAS COMPORTAMENTAIS CONTEXTUAIS

As terapias comportamentais contextuais são propostas de tratamento baseadas em evidências

A influência da nossa história no desenvolvimento da clínica

Profissionais renomados de diferentes países, todos reunidos em Curitiba!

  

  •  
  •  

  

  •     

Desenvolvido por Paulo Abreu