Curitiba será a capital latina 

O EITCCP é um congresso anual de saúde mental, promovido pelo Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba. O II EITCCP, a ser realizado nesse ano de 2019, será uma continuidade do primeiro encontro ocorrido em Curitiba. Na edição do ano passado, mais do que receber conferencistas convidados do Brasil, Paraguai e Argentina, contamos também com as inscrições de participantes das mais diversas capitais! Belém, Maceió, Salvador, Goiânia, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, além de várias cidades do interior. E para a nossa surpresa, tivemos também participantes internacionais, vindos do Paraguai, de Assunção e Cidade de Leste.

A expectativa para essa segunda edição é realizar um encontro de maior dimensão, com maciça participação dos congressistas vindos das mais diversas cidades, apaixonados como nós pela Análise Comportamental Clínica. 

Paulo Abreu e Juliana Abreu
Presidentes do II Congresso

TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA (DBT)

A DBT é um protocolo clínico inicialmente desenvolvido para o tratamento de comportamentos suicidas e de automultilação, e posteriormente estendido para algumas psicopatologias, como o transtorno da personalidade borderline.

A DBT focou em classes-problema como os déficits de habilidades em populações com pervasivos problemas da desregulação emocional e experiência de self, como os indivíduos com TPB. Adicionalmente, a DBT enfatizou a modificação de problemas como a automutilação e as tentativas de suicídio. Adicionalmente, a DBT enfatizou a modificação de problemas como a automutilação e as tentativas de suicídio. O tratamento envolve a aprendizagem de comportamentos pré-requisitos, divididos nos estágios (1) “alcançando as habilidades básicas”, (2) “redução do estresse pós-traumático” e (3) “resolvendo problemas de vida e aumentando o respeito próprio”.

Para ir mais longe:

Abreu, P. R. & Abreu, J. H. S. S. (2016). Terapia comportamental dialética: Um protocolo comportamental ou cognitivo? Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 18 (1), 45-58.

 

TERAPIAS COMPORTAMENTAIS CONTEXTUAIS

As terapias comportamentais contextuais são propostas de tratamento baseadas em evidências

A influência da nossa história no desenvolvimento da clínica

Profissionais renomados de diferentes países, todos reunidos em Curitiba!

  

  •  
  •  

  

  •     

Desenvolvido por Paulo Abreu